PROJETOS

O IBem, considerando a maior vulnerabilidade das crianças que precisam de um transplante de órgãos, oferece um programa específico para os pacientes pediatricos. O CRIANÇA ATIVA acompanha as crianças nefropatas do Estado do Rio Grande do Norte, oferecendo, além de atendimentos interdisciplinares (nas áreas de medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, assesoria jurídica, estética, fonaudiologia, fármacia e serviço social), exames materiais e consultas médicas, a fim de deixa-las prontas para o transplante renal, ou seja, torna-las "ativas" na lista de espera. Esse projeto visa também o acompanhamento educacional das crianças renais do Rio Grande do Norte em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Estado oferecendo aulas semanais para reduzir o distanciamento das crianças em tratamento das atividades escolares. 

O PROtransplante é um projeto de parceria com o IBem e a UNP (universidade Potiguar) para oferecer assistência multidisciplinar a pacientes transplantados de órgãos e aqueles que estão na lista de espera para transplante. Este programa já efetuou milhares de atendimentos nas areas de medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição, assesoria jurídica, estética, fonoaudiologia, farmácia e serviço social. 

O IBem reformou um espaço no Hospital Walfredo Gurgel, transformando-o em uma sala de acolhimento destinada as entrevistas familares para doação de orgãos e também para informar más notícias envolvendo qualquer tipo de pacientes críticos no hospital. 

O IBem doou para o Hospital Universitário Onofre Lopes a primeira citocentrífuga do Rio Grande do Norte, os reagentes necessários para a realização para antigenemia (exame compratório) e promoveu a capacitação de um funcionário do HUOL na UNICAMP, para o uso da técnica. Graças a esta parceria, uma eventual infecção pelo citamegalovirus pode ser diagnosticada e tratada mais precocemente, evitando manifestações graves da citomegalovirose e proporcionando mais segurança e qualidade de vida aos pacientes transplantados. 

O Instituto do Bem ampliou a sua atuação, tornando a assistência ao pacientes mais completa, visando além do suporte á saúde, a inserção deste no mercado de trabalho. Neste sentido, foi oferecido para os pacientes transplantados cursos de empreendedorismo, em parceria com o SEBRAE.